MEC e PRONATEC abre inscrições para Cursos Técnicos Gratuitos EAD 1º semestre de 2020!I

A intenção do programa é democratizar e aumentar a demanda por educação deste tipo, ajudando na capacitação profissional de um grande número de beneficiados. Sabendo das dificuldades econômicas e da realidade em que se encontram uma maioria de trabalhadores, as condições fornecidas pelo programa são um dos destaques.

Desde a crise financeira que afetou o Brasil em 2015, o Pronatec – assim como outros programas do Governo Federal – contou com pequenos cortes no número de vagas. A ideia é que a partir de 2019 o número de vagas se mantenha estável.

Como funciona o Pronatec?

O objetivo social do Pronatec é ajudar jovens sem condições financeiras favoráveis a pagar por cursos profissionalizantes, ajudando-os assim no processo de ingresso no mercado de trabalho em suas respectivas regiões. O programa dá prioridade para pessoas que já fazem parte de outras ações de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo).

odos os cursos oferecidos através do Pronatec  são de financiamento do Governo Federal, porém a efetuação dos cursos profissionalizantes só acontece graças a diversas parcerias com instituições educacionais.

Só o Ministério do Turismo irá ofertar, em 2017, mais de 10 mil vagas de cursos técnico para alunos de escolas públicas no país, sem fazer menção do MedioTec que irá aumentar a proposta de vagas em 10 vezes mais. As oportunidades, gratuitas, serão disponibilizadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em conjunto com o Ministério do Turismo e irá atender exclusivamente o mercado de viagens. O Pronatec inscrições 2020 (área do turismo) será aberto em 18 estados e 172 municípios, por todo o Brasil.

É importante lembrar que, além das inscrições no site oficial do Pronatec (com a opção Bolsa-Formação), os candidatos devem prestar atenção às vagas disponibilizadas pelas instituições parceiras.

ão existe apenas um tipo de processo seletivo para o ingresso nos cursos oferecidos. A seleção varia sempre de acordo com a instituição que o candidato estará inscrito, sendo que pode ser através de prova escrita, análise socioeconômica e/ou tempo de desemprego do candidato.

Entre os tantos cursos oferecidos pelo Pronatec, alguns exigem pré-requisitos para a inscrição. Essas especificidades (como idade, escolaridade do candidato, etc.) devem ser observadas sempre junto aos atos normativos do próprio Pronatec ou das escolas que estão ofertando a capacitação. Caso haja requisitos, o candidato verificará no ato da inscrição.

Depois de verificar no fim desse texto quais são os cursos oferecidos através do programa, o candidato poderá acessar o site do Pronatec inscrições para pesquisar quais vagas estão disponíveis no seu município, estado e instituição de preferência. Acessando o portal do Pronatec, o interessado encontrará a página para fazer a busca:

Depois de encontrar as vagas que está pesquisando, o aluno deverá inteirar-se sobre a instituição que oferece o curso desejado e procurar mais informações sobre o processo seletivo específico adotado para esse curso.

Importante: aqueles alunos que já fizeram algum curso no Pronatec PODEM fazer outro. De acordo com a Portaria do Ministério da Educação nº 817/2015, responsável pela regulamentação da Bolsa-Formação do Pronatec, cada candidato poderá ter o direito a no máximo três matrículas por ano nos cursos ofertados através dessa bolsa específica.

É provável que as inscrições pela Bolsa-Formação aconteçam entre março/maio do próximo ano (constatação feita com base nos últimos anos do Pronatec). É através da Bolsa-Formação 2019 que vagas gratuitas em cursos de educação profissional técnica e tecnológica são ofertadas. Essas bolsas são disponibilizadas para estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estão no estudado no ensino tradicional ou EJA.

Existem duas modalidades de bolsa:

Bolsa-Formação Trabalhador: Nessa modalidade são oferecidos cursos de qualificação profissional para aqueles que já recebem seguro-desemprego e/ou fazem parte de outros programas de inclusão do Governo Federal.

Bolsa-Formação Estudante: Aqui são ofertados cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio, pensando em uma qualificação precoce.

O SENAI, o SENAC e os Institutos Federais ofertam de forma contínua as vagas para as bolsas durante o ano inteiro. É interessante procurar essas instituições para acessar o calendário de matrículas Pronatec . As vagas ofertadas estarão também disponíveis no Portal do MEC.

Destaque: a Bolsa-Formação também tem os detalhes do seu processo de seleção definido pelos demandantes, secretarias estaduais e Ministérios participantes. Também no portal do Pronatec, o candidato poderá encontrar a lista de instituições que pode procurar – mais adiante destacamos algumas delas.

Técnico em Geologia Técnico em Vestuário Técnico em computação gráfica
Técnico em Grãos Técnico em Hospedagem Técnico em Seguros públicos
Técnico em Mineração Técnico em Construção naval Técnico em Seguros jurídicos
Técnico em Pesca Técnico em Celulose e papel Técnico em Telecomunicações
Técnico em Zootecnia Técnico em Açúcar e álcool Técnico em Transporte de cargas
Técnico em Lazer Técnico em Biocombustíveis Técnico em Forças especiais
Técnico em Cozinha Técnico em Petróleo e gás Técnico em Transporte rodoviário

O período de MedioTec Inscrições 2020 ainda não possui uma definição em nível nacional. Alguns estados como Mato Grosso e Santa Catarina já estão com o período de pré-inscrições em aberto, porém, tudo indica que o prazo oficial será aberto em janeiro 2020e que as aulas comecem no máximo até Março

FONTE: Site oficial: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Deixe um comentário