Processo Seletivo Instituto Federal 2020/1 – Cursos Técnicos e Superiores Gratuitos. Confira aqui e faça sua Inscrição.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

E uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Os institutos federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e sancionado pela presidência da República em 29 de dezembro de 2008, sendo publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2008.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou dia 16 de julho de 2008 o Projeto de Lei 3775/2008 que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. A matéria seguiu para aprovação no Congresso Nacional e em 29 de dezembro de 2008 foi sancionada pelo presidente. Os institutos deverão ter forte inserção na área de pesquisa e extensão, visando estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendendo seus benefícios à comunidade. Metade das vagas será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial cursos de currículo integrado.

Na educação superior, o destaque fica para os cursos superiores de tecnologia de engenharias e de licenciaturas em ciências física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

Os institutos federais terão autonomia, nos limites de sua área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior. Ainda exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais. Cada instituto federal é organizado em estrutura com vários campi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria, equiparando-se com as universidades federais.

Processo Seletivo IFRS 2020/1

  • Curso Técnico integrado ao Ensino médio.

São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrados ao Ensino Médio. O curso é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica. Esta forma é oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental.

  • TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

          Duração: 4 Anos        Turno: Tarde           Vagas: 30

  • TÉCNICO EM INFORMÁTICA

         Duração: 4 Anos        Turno: Tarde           Vagas: 30

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino médio.

São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio voltados para os concluintes do ensino médio. É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Após concluído o curso, o aluno receberá diploma de técnico em nível técnico.

  • TÉCNICO ELETROTÉCNICA

         Duração: 4 Semestres       Turno: Noite             Vagas:  24

  • TÉCNICO ELETRÔNICA

        Duração: 4 Semestres       Turno: Noite             Vagas:  24

 

  • Curso Superiores.

 

  • TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

           Duração: 7 Semestres       Turno: Noite             Vagas: 30

  • TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA

           Duração: 7 Semestres       Turno: Noite             Vagas: 30

  • TECNOLOGIA EM PROCESSO GERENCIAIS

Duração: 6 Semestres       Turno: Noite             Vagas: 40

  • ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Duração: 10 Semestres          Turno: Manhã, Tarde e Noite             Vagas: 25

  • ENGENHARIA MECÂNICA

Duração: 10 Semestres          Turno: Manhã, Tarde e Noite             Vagas: 25

  • LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Duração: 8 Semestres          Turno: Noite             Vagas: 30

 

 

Data Evento
12/09/19 Publicação do Edital de Isenção da Taxa de Inscrição
16 a 27/09/19 Período de Solicitação de Isenção
02/10/19 Publicação dos Editais do Processo Seletivo
03/10/19 Resultado das Isenções
07/10 a 10/11/19 Período de Inscrições
11/11/19 Limite para pagamento da taxa de inscrição no sistema bancário
14/11/19 Divulgação dos candidatos homologados
18/11/19 Recurso quanto a não homologação da inscrição
29/11/19 Divulgação dos locais de prova
08/12/19 Prova
09/12/19 Divulgação do gabarito preliminar das provas
09 e 10/12/19 Período para recursos quanto ao gabarito das provas
17/12/19 Divulgação do resultado dos recursos
Gabarito definitivo das provas
09/01/20 Divulgação dos resultados do Processo Seletivo e das orientações para a matrícula
21 a 24/01/20 Matrículas dos Classificados em 1ª Chamada
O candidato deverá verificar o dia, local e o horário para a efetivação da sua matrícula no seu Campus ou neste site.

 

Informações, orientações e datas de cada processo de seleção serão publicadas em documentos (editais) no site de ingressoOs candidatos precisam ler os editais com atenção.

Entenda o nosso trabalho aqui no blog

O Site https://www.oportunidadesaqui.com.br/ atua APENAS na divulgação de vagas. Não realizamos seleção e/ou contratação. Pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar. Envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil. O Site https://www.oportunidadesaqui.com.br/ não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site. Fique atento a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.

A finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. O envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção. Não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo. Nossa plataforma é gratuita hoje, amanhã e sempre.

ATENÇÃO
O site https://www.oportunidadesaqui.com.br (Oportunidades Aqui), não atua com nenhum tipo de contratação, servimos como ponte entre plataforma de divulgação e contratante. Nosso site não envia qualquer tipo de curriculum para as empresas, isto deve ser feito pelo próprio usuário caso haja interesse na vaga, não cobramos mensalidades ou qualquer tipo de taxa do usuário, a plataforma é e SEMPRE SERÁ 100% gratuita.

Deixe um comentário