SINE abre 26 mil vagas de empregos abertas em todo o país. Confira a lista.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) está com 26 mil vagas de emprego abertas em todo o país. Este ano já foram ofertadas 67 mil oportunidades de trabalho pelo sistema. Desse total, 13 mil foram preenchidos por intermédio do Ministério do Trabalho.

“O Sine é o maior sistema de intermediação de mão de obra do Brasil. Promove o encontro entre trabalhador e empregador de forma gratuita. Pessoas a partir dos 14 anos podem se cadastrar no sistema, independente da escolaridade. Temos uma rede forte para atendimento presencial e pelo site Emprega Brasil para mais comodidade dos nossos usuários”, explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Segundo a técnica da Coordenação do Sine Maria Fátima Lopes Valente, há uma variação grande na oferta de vagas. “Esses números variam muito, diariamente, conforme as vagas são ocupadas e abertas. Hoje, por exemplo, o registro mostra 26.315 oportunidades disponíveis”, destaca.

O banco de dados do Ministério do Trabalho (MTb) é abastecido pelos mais de 1.300 postos de atendimentos do Sine em todo território nacional e pelo site Emprega Brasil. Fátima salienta que as vagas no Sine atendem diferentes áreas profissionais e a todos os níveis de escolaridades e idades.

Somente neste ano, 1,7 milhão de trabalhadores foram cadastrados no banco de dados do MTb. Os estados com maior número de inscritos são São Paulo (quase 550 mil), seguido por Minas Gerais (166 mil), Rio de Janeiro (138 mil), Paraná (121 mil), Sergipe (100 mil) e Rio Grande do Sul (99 mil).

De 2011 a 2017, 22 milhões de homens se cadastraram no Sine. Desse total, mais de 6 milhões estão na faixa etária de 30 a 39 anos. Em relação às mulheres, são quase 18 milhões no banco de dados do Sine, sendo 5 milhões na faixa etária de 18 a 24 anos.

Alimentador de linha de produção é a atividade campeã em oferta de emprego no Sine. Este ano, foram cadastradas 3.556 vagas para essa função. Outra atividade com grande número de oportunidades é a de operador de telemarketing receptivo. Nesta área foram 1.248 vagas abertas. Em terceiro no ranking de maior empregabilidade está a de vendedor de comércio varejista, com 973 postos.

A principal finalidade do SINE, é promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.

As contratações para as vagas de emprego temporárias de final de ano já começaram na Serra. Nesta sexta-feira (08), o Sine vai oferecer 68 vagas para trabalhar em uma rede de supermercados.

Serão oferecidas vagas para açougueiro, atendente do setor de frios, auxiliar de padeiro, repositor e embalador. Os candidatos precisam ter experiência de seis meses na função e ensino fundamental completo.

Os interessados devem procurar o Sine da Serra nesta sexta-feira, a partir das 8 horas. Os profissionais receberão carta de encaminhamento e vão fazer entrevista no próprio Sine da Serra.

A previsão de início do trabalho é no mês de dezembro.

Além dessas vagas, serão oferecidas muitas outras oportunidades nesta sexta-feira. No total, são 264 chances. Confira o anexo.

Vagas temporárias:  

18 vagas para açougueiro

13 vagas para atendente do setor de frios

3 vagas para auxiliar de padeiro

15 vagas para repositor

19 vagas para embalador

Postos de atendimento e internet – As duas formas do trabalhador e do empregador terem acesso ao maior banco de dados de emprego gratuito do país são nos postos de atendimentos do Sine ou via internet pelo site Emprega Brasil: empregabrasil.mte.gov.br.

Para quem tem acesso à internet, é mais cômodo fazer o cadastramento pelo portal Emprega Brasil, porque não há restrição de horário e pode acessá-lo de qualquer lugar. Após a oferta da vaga no site, as informações inseridas pelas empresas são confirmadas e validadas pelo Sine. Cuidado que aumenta a confiança e credibilidade no sistema.

O trabalhador não passa pela etapa de validação. Entretanto, os usuários precisam ficar atentos para não esquecer informações obrigatórias como o número da carteira de trabalho.

“Sem o número da carteira de trabalho, o cadastro fica incompleto e o trabalhador não tem acesso às vagas. O perfil dele fica pendente até completar os dados”, alertou a técnica.

Passo a Passo – Para acessar o Sine na internet, entre no Portal Emprega Brasil e clique em” Cadastrar “. Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Essas informações são validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, o trabalhador é direcionado para responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Após isso, o trabalhador recebe uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder as perguntas, é necessário aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 para auxílio. Com esse código de acesso, é possível acessar o Portal Emprega Brasil. Diante de qualquer dificuldade no site, a orientação é procurar um posto do Sine mais próximo.

Orientação Profissional

Para ajudar quem vai se candidatar para trabalho no final do ano, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), está oferecendo duas vezes por semana orientação profissional. As dicas passadas pela especialista ajudam o trabalhador a garantir a vaga temporária e, além disso, a conseguir permanecer no trabalho após o término do contrato. Afinal, muitos trabalhadores temporários costumam ser efetivados.

Nessa Orientação Profissional, que acontece às terças e quintas, às 9 horas, a especialista orienta, por exemplo: quais informações colocar no currículo; como direcionar suas habilidades e experiências para o perfil das contratações de final de ano, que são na maioria contratações para o comércio e indústria; como adequar o seu objetivo e colocar as suas qualificações para o cargo desejado; como se preparar para participar de entrevistas e dinâmicas em grupo, incluindo a escolha da roupa mais apropriada; cuidados com a linguagem verbal e não verbal, quais as melhores respostas para dar ao recrutador; entre outras coisas.

Saiba mais clicando aqui.

Entenda o nosso Trabalho aqui no Blog:

O Site https://www.oportunidadesaqui.com.br/ atua APENAS na divulgação de vagas. Não realizamos seleção e/ou contratação. Pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar. Envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil. O Site https://www.oportunidadesaqui.com.br/ não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site. Fique atento a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.

A finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. O envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção. Não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo. Nossa plataforma é gratuita hoje, amanhã e sempre.

Deixe um comentário